terça-feira, 18 de agosto de 2009

SAAEMB vai a rádio falar sobre Programa Município Verde

No último dia 18 de agosto, André Luiz Severino da Silva, Diretor Executivo do SAAEMB, esteve na Rádio Metrópolis FM para falar sobre a importância do Programa Município Verde e divulgar as ações que vem sendo executadas pela autarquia.
O programa foi elaborado pelo estado e tem como idealizador o Secretario Estadual de Meio Ambiente Francisco Graziano, visa descentralizar a política ambiental, dando autonomia aos municípios para que elaborem ações em favor do meio ambiente.
Representada pelo Diretor do SAAEMB junto ao programa estadual, Buritama visa estar entre os principais municípios do estado de São Paulo em avaliação que ocorrera no final do ano.
“Estamos executando as ações que serão avaliadas pela Secretaria de Meio Ambiente, onde poderemos estar recebendo o selo de Município Verde e tendo prioridade na aquisição de recursos junto ao estado”, relatou André Severino.
No ano de 2008 o município de Buritama atingiu a nota 22, em uma escala de 0 a 100 e a meta é que esteja enquadrado no campo de 80 a 100 para estar selecionado entre os principais do estado.
“Buscamos o índice máximo, mas temos consciência da dificuldade em atingí-lo, não sendo possível, buscaremos a nota acima de 80 para nos colocarmos entre os municípios com o título de Município Verde”, completou.
Na entrevista a rádio, André Severino pediu para que a população colabore com o programa, e deu dicas importantes:
-Não jogar objetos na rede de esgoto (sacolas, preservativos, absorventes, etc.), pois isso atrapalha na eficiência da Lagoa de Tratamento de Esgoto;
-Acondicionar bem o lixo nas sacolas de plástico, sendo elas bem amarradas e colocadas longe do alcance de animais;
-Não depositar lixo doméstico nas caçambas de entulho, pois esse entulho poderá ser contaminado, não podendo ser utilizado para outras finalidades;
-Não realizar a pode drástica das árvores e caso tenha dúvidas sobre a poda correta procurar o SAAEMB que estaremos a disposição para orientar corretamente;
-A população deve procurar comprar somente madeira de origem legal;
-Evitar o desperdício de água;
-Manter os veículos movidos a diesel sempre regulados para evitar a poluição do ar;
-Os proprietários rurais que possuírem APP (área de preservação permanente) em suas propriedades e quiserem recuperá-las, pode procurar o SAAEMB ou a Casa da Agricultura para obter informaçoes.

Um comentário: