quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Melhorias no Aterro Sanitário de Buritama elevam IQR para 9,2

O compartilhamento, entre SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama) e Governo do Município, garante o controle da qualidade ambiental e propicia maior eficiência, favorecendo o meio ambiente. A CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) realizou avaliação do aterro sanitário de Buritama e auferiu nota de 9,2 - referente à classificação do IQR (Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos). De acordo com o diretor-executivo do SAAEMB, André Luiz Severino da Silva, até o início do ano, o aterro sanitário era alvo de críticas de ambientalistas, vereadores e da CETESB.
“A situação do aterro era comprometedora para o município no início do ano, pois o lixo ficava exposto, não existia uma pessoa responsável pelo controle de entrada e saída de veículos e o portão de entrada se encontrava deteriorado, com as novas diretrizes implantadas pelo Saaemb, hoje o aterro conta com um rigoroso controle de tráfego, o portão está adequado para uso, não há presença de catadores, as valas estão sendo devidamente cobertas e conta com um monitor na portaria”, acrescentou que foi colocado uma caçamba na entrada do aterro para depósito de lixo doméstico, sendo encaminhado para dentro pelo caminhão coletor.
No relatório apresentado, o engenheiro da CETESB, José de Assis Tavares, elencou que “Nesta data [12 de novembro] foi realizado vistoria na área do aterro sanitário em valas do município para determinação do IQR 2009 de 9,2”. André lembrou que em maio a nota era de 5,4, sendo passível de multa. Na escala de 0 a 10, Buritama tem uma das melhores notas da região.
“Esta nota nos classifica entre os melhores da região e nos ajudará na busca de recursos e equipamentos para o município junto ao Estado. Buscamos o índice máximo e a parceria com o Governo do Município nos ajudou a elevar ainda mais a nota do aterro. É um trabalho complexo. Com essa parceria conseguiremos chegar ao índice máximo. Esta classificação nos ajudará muito no Programa Município Verde Azul, já que uma das diretivas é a adequação do aterro”, finalizou André.

Um comentário:

  1. Parabéns pela ótima nota do IQR obtida em tão pouco tempo a frente do SAAEMB,com tanta competência esforço e dedicação alcançará a nota máxima logo e também muito sucesso..bjs

    ResponderExcluir