Em um ranking de 645 municípios do Estado de São Paulo que aderiram ao Projeto Município Verde Azul, Buritama conseguiu a 7ª colocação, com a nota 93,69. Apenas 156 municípios foram certificados como Município Verde Azul neste ano de 2009. A avaliação leva em conta o desempenho em dez diretivas que regem o projeto: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. As ações de Buritama foram avaliadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.Cada diretiva avaliada é dada uma nota. Os municípios participam do projeto mediante protocolos firmados com o governo estadual. Recebeu o certificado, cidades com notas iguais ou acima de 80, numa escala de 0 a 100. O município de Buritama ficou à frente de cidades importantes do Estado como: Ribeirão Preto (64º), São Caetano do Sul (66º), São José do Rio Preto (98º), Americana (132º), Piracicaba (152º), Santos (167º), São Paulo (196º), Limeira (252º), Bauru (344º), Bragança Paulista (370º), Catanduva (377º), São Carlos (396º) e Presidente Prudente (502º).
Para André Severino, Diretor do SAAEMB e representante do município de Buritama junto ao projeto, a questão ambiental passa a integrar a agenda política do Governo do Município. “O cuidado com o meio ambiente cria responsabilidade mútua, exigindo ações dentro do município voltadas para o meio ambiente. A nota é um reflexo do trabalho desenvolvido este ano e é a garantia de novos recursos para a cidade”, disse.
De acordo com Ettore Zanin, Responsável Técnico pelo Setor de Meio Ambiente do SAAEMB, “Ainda há muito que fazer para alcançarmos o ápice nas questões ambientais, porém nas propostas oferecidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente no ano de 2009, o município foi exemplar. Essas ações não param por aqui, já estamos planejando o que será feito em 2010 para atender as exigências do Estado e principalmente para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade. Vale ressaltar que esse certificado tem validade de um ano, sendo feita outra avaliação em 2010”.
PARABÉNS!Espero poder estar sempre ao seu lado, compartilhando dos deveres como tb das gdes realizações....com essa garra e idealismo vc vai longe.....bjssssss
ResponderExcluir