quinta-feira, 11 de março de 2010

SAAEMB promove palestras sobre Meio Ambiente a integrantes de projetos sociais

Percebe-se grande mudança no pensamento quando se trata de meio ambiente; o discurso ecológico deve ter a participação da comunidade
.
Integrantes do projeto Renda Cidadã e Ação Jovem participaram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de palestra com o engenheiro ambiental do SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama), Ettore Zanin. O tema abordado foi a preservação ambiental.
Zanin explicou de que forma a população pode contribuir para não poluir o ar, rios e a cidade. Segundo ele, é importante evitar o descarte de óleo de cozinha usado na pia das casas e jogar papéis ou qualquer tipo de material em sacos plásticos. Ao tomar estes cuidados, evita-se o acúmulo de lixo nos bueiros – a coleta minimiza o entupimento de bueiros e a poluição de rios e lagoas.
Em relação à coleta, o engenheiro citou sobre a necessidade de separar o lixo orgânico do material reciclável – no município muitas famílias sobrevivem deste trabalho. “A política ambiental deve inserir a população como agente transformador ao lado do Poder Público. É dessa forma que entende-se política ambiental. Para ela ser efetiva exige a participação de todos para a garantia da qualidade de vida”, comenta.
Conforme a assistente social, Andréia Vedekim, a palestra foi de grande importância para o conhecimento e conscientização dos inseridos nos programas estaduais. “Pensar globalmente, agir localmente, é uma frase compartilhada quando se trata de meio ambiente”, ao afirmar que o CRAS procura promover palestras para aproximar os integrantes da realidade, sendo um mecanismo de informação e formação.
.
Município Verde Azul
.
Em um ranking de 645 municípios do Estado de São Paulo que aderiram ao Projeto Município Verde Azul, Buritama conseguiu a 7ª colocação, com a nota 93,69. Apenas 156 municípios foram certificados como Município Verde Azul no ano de 2009. A avaliação leva em conta o desempenho em dez diretivas que regem o projeto: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. As ações de Buritama foram avaliadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
É dessa forma que o prefeito Izair dos Santos Teixeira e o diretor-executivo do SAAEMB, André Luiz Severino da Silva, ambos buscaram trabalhar de forma ordenada, assim como bom aluno, o município se credencia como prioritário na obtenção de recursos públicos do governo de São Paulo. Lançado em 2007, o projeto tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista e agregar os municípios nas ações públicas de meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário