quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SAAEMB lança Projeto Papa Óleo

É possível com pequenas ações como coletar o óleo de cozinha usado, beneficiar o meio ambiente. Uma das atividades do SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) é levar a comunidade informações que são fundamentais para que possamos estruturar reformas em nossas atitudes frente ao meio ambiente.
O despejo de óleo na pia além de causar danos ao meio ambiente causa prejuízos financeiros. O produto entope a rede de esgotos, mas o maior prejuízo é quando esse óleo chega aos rios. Por não se misturar com a água cria-se uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água retardando o crescimento dos vegetais comprometendo a base da cadeia alimentar aquática causando a morte de peixes e plantas.
O óleo quando depositado na rede de esgotos aumenta as dificuldades no tratamento de água, já que na maioria dos casos o esgoto é tratado antes de chegar aos rios.
De acordo com especialistas, um único litro de óleo de cozinha pode contaminar 1 milhão litros de água. Esta é a quantidade de água, em média, que uma pessoa utiliza durante 14 anos de sua vida.
Frente a todos esses problemas causados pelo óleo de cozinha, o SAAEMB lançou na última semana o Projeto “Papa Óleo”, que tem a finalidade de coletar o óleo usado de todas as residências da cidade através de doação, evitando assim, que a população descarte incorretamente este material.
De acordo com o Diretor Executivo do SAAEMB, André Luiz Severino da Silva, o projeto conta hoje com apenas um posto de coleta, devendo se expandir de acordo com a aceitação da população. “Estamos dando o primeiro passo. A medida que a população aceitar o projeto e abraçar a causa, estrategicamente iremos implantar novos postos de coleta”, comentou.
O compromisso do Governo do Município de Buritama com a melhoria da qualidade de vida de toda a população passa por vários temas, em especial o Meio Ambiente. Cuidar de nossas árvores, de nossos rios e córregos, do ar que respiramos e em especial da limpeza pública é uma das prioridades da atual administração.
“Cuidar do meio ambiente é um dever de todos. Temos muito a ganhar com isso. Esperamos que a população buritamense colabore com mais esse projeto. Esteja armazenando o seu óleo de cozinha usado em garrafas PET, levando até a sede do SAAEMB ou discando para 0800 7740604 que os técnicos da autarquia irão buscá-los nas residências”, finalizou André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário