sexta-feira, 16 de abril de 2010

Consórcio verde poderá fortalecer o meio ambiente em Buritama e região

Buritama está se desenvolvendo em vários aspectos ambientais e o consórcio é mais uma alternativa positiva para a região

Pacto pela natureza é a próxima alternativa do Programa Município Verde Azul. Essa é a nova conquista que o SAAEMB(Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) está engajado. Em reunião na quinta-feira, 15/04, na autarquia, o diretor-executivo, André Luiz Severino da Silva, se reuniu com o representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Miguel Porto Neto, e com a Interlocutora Sandra Testa, de Macaubal. A audiência discutiu a elaboração de consórcio para articular com eficiência o programa estadual. Ainda fazem parte deste grupo as cidades de Sebastianópolis do Sul, Nhandeara, Lourdes, Monções e Turiúba.
Segundo Porto Neto, com a criação do consórcio, os municípios poderão efetuar parcerias para avançar nas diretivas do Município Verde Azul. Um dos maiores desafios é encurtar os caminhos perante a secretaria estadual na busca de resultados de resultados positivos que resultem em recursos. Ao atender aos pedidos do governo estadual, o município passa a se credenciar no pleito por recursos financeiros ao qual serão revertidos em equipamentos.
Com a criação do consórcio regional, os municípios conseguirão articular regionalmente, trocar conhecimento e fortalecimento, ou seja, terão legitimidade e representatividade, além de maior poder para ações fiscalizadores. Os pré-requisitos para participar são: o município precisa ter estrutura de meio ambiente, ter implantado na cidade o Conselho Municipal de Meio Ambiente - sendo deliberativo e palitário, lei específica na Câmara Municipal para a inserção no consórcio e o educomunicação (programa de rádio que deve ser veiculado em 2011). Ele também frisou que o consórcio garante pontuação na diretiva Estrutura Ambiental.
“É importante ressaltar a importância do consórcio para o desenvolvimento sustentável dos municípios. Neste caso, vamos fortalecer nos trabalhos e também colaborar com outros municípios, além de receber novas informações e de conhecer maneiras diferentes de trabalhar o mesmo assunto”, ao afirmar que a parceria é fundamental para dar legitimidade sobre o meio ambiente. “Poderemos decidir com mais autonomia e responsabilidade sobre as questões ambientes e essa ação é cabível quando está em questão o meio ambiente”, explicou MIguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário