sexta-feira, 30 de abril de 2010

SAAEMB executa plantio de mudas em parceria com Escola Álvaro Alvim

A educação ambiental um dos trabalhos desenvolvidos pelo SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) no município de Buritama. Na quarta-feira, 28/04, a autarquia em parceria com a escola Álvaro Alvim promoveu o plantio de 120 mudas de 14 espécies: guapuruvu, mangostão, paineira, ipê, pau formiga, pau mulato, goiabeira, aroeira, introduzidas na área verde do conjunto habitacional Hilton Gambera. A iniciativa faz parte de um projeto da escola e contribui para as ações do programa Município Verde Azul.
Os estudantes receberam informações sobre a importância de preservar árvores isoladas e maciças. Segundo o engenheiro ambiental, Ettore Zanin, temas como a poda drástica, supressão de vegetação e falhas passadas no planejamento da arborização urbana foram abordadas. Ele também frisou os benefícios trazidos pela vegetação em áreas urbanas, que vai desde uma simples sombra até o consumo de gás carbônico, liberação de oxigênio, retenção de material particulado, redução do nível de ruído, abrigo à fauna, contribuição para o balanço hídrico, entre outros.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), a área ideal de projeção de copa é 12 metros quadrados por habitante. A estratégia visa elevar o índice de arborização na cidade, que atualmente, está em 31,31 metros quadrados por habitante. “Sabemos da importância de termos uma cidade arborizada, porém, ela deve ser bem planejada para que não haja conflitos futuros. Como exemplos mais típicos podem ser citados as constantes reclamações quanto a danos em calçadas provocados por raízes ou incompatibilidade surgidas entre galhos e redes de transmissão. Para que isso não ocorra, além da lei que obriga os loteamentos a destinarem parte do terreno para áreas verdes, foi criada uma lei em nosso município que obriga os novos parcelamentos de solo a ter um projeto de arborização urbana com responsável técnico e garantias para que o projeto ocorra. Continuaremos o plantio em áreas públicas, visando à melhoria da qualidade de vida dos munícipes.”, afirma o engenheiro.
Conforme o diretor-executivo do SAAEMB, André Luiz Severino da Silva, um dos pontos que colabora com as altas temperaturas é o descaso com arborização de áreas verdes e em loteamentos particulares, o que deve mudar com a aplicação das leis vigentes e uma maior fiscalização. “Com o plantio de árvores, o perímetro urbano ficará mais agradável, tanto nas questões climáticas como na questão paisagística. Também estamos organizando um curso para capacitar os podadores de árvores, mostrando a maneira correta de efetuar as podas”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário