sexta-feira, 23 de julho de 2010

SAAEMB abre postos de coleta de pilhas e baterias usadas

O SAAEMB - Serviço Autônomo de Água, esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama deu início a um importante projeto de coleta de pilhas e baterias usadas, materiais que trazem riscos à saúde e ao meio ambiente quando descartados de forma incorreta. A ação foi batizada de projeto ECO-PILHAS e promove a instalação de postos de coleta em algumas instituições públicas da cidade de Buritama.
Os postos de coleta já estão funcionando em 06 locais na cidade, sendo distribuídos estrategicamente. Conforme o SAAEMB os locais de coleta são: Prefeitura Municipal, Sede administrativa do SAAEMB, Centro Cultural “Graciliano Ramos”, Escola Estadual Álvaro Alvim e Escola Estadual Osvaldo Januzzi. Novos postos de coleta deverão ser criados até o final do ano.
Além dos postos de coleta, o programa Eco-Pilhas irá realizar ações educativas junto às escolas da cidade, promovendo a conscientização da população para a necessidade do descarte adequado dos produtos e dos danos que esses materiais podem causar ao ambiente. Segundo números fornecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, mais de 5 bilhões de unidades foram descartadas no Brasil nos últimos cinco anos. Entretanto, menos de 1 milhão de unidades foram recolhidas para uma reciclagem adequada.
“Esta iniciativa propicia uma grande conveniência aos consumidores conscientes, que ganham locais para descartar pilhas e baterias após o uso. Além disso, beneficia o meio ambiente com o envio do material coletado para uma empresa licenciada para a reciclagem. Vale lembrar que uma parte importante do mercado de pilhas e baterias é dominado pelas pilhas piratas, que muitas vezes carregam até dez vezes mais metais tóxicos do que o permitido pela legislação ambiental brasileira”, comentou o Diretor do SAAEMB André Luiz Severino da Silva.
A iniciativa do SAAEMB, ao mesmo tempo que contribui para a sustentabilidade ambiental, dá visibilidade a um importante comportamento de consumo consciente, buscando sensibilizar consumidores e estudantes para a importância dessa ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário